6 dicas para comprar um carro seminovo

Se você está pensando em trocar de carro ou comprar seu primeiro veículo, investir na compra de um carro seminovo pode ser uma opção. Segundo a Fenabrave, em 2019 houve um crescimento de 8,65% na venda de veículos seminovos em relação ao anterior, sendo o melhor ano desde 2014. 

Ainda segundo a Federação, a expectativa é de que o crescimento de 2020 seja de 9,3%. Seja pela menor taxa de juros, condições especiais ou melhores preços, uma coisa é fato: os números mostram que a compra de veículos seminovos cresce entre os brasileiros, que passaram a ter mais confiança nesse tipo de negociação. 

Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar um carro seminovo. Pensando nisso, trouxemos seis dicas para você escolher e negociar seu seminovo com mais confiança. Continue a leitura para saber mais! 

1. Pesquise e entenda qual carro se ajusta a sua rotina

Comprar um carro não é uma decisão rápida, requer muita pesquisa. Comece entendendo qual tipo de veículo se ajusta mais a sua rotina. Se você trabalha na cidade, talvez um modelo compacto e econômico como o Fiat Mobi traga o custo-benefício que você precisa. 

Mas se você trabalha no campo, investir em picapes como a Fiat Strada ou a Fiat Toro seja a melhor opções. Ou se sua família é grande, sedãs espaçosos e com um bom porta-malas como o Fiat Cronos ou o Fiat Grand Siena é o que você procura. 

Atualmente existem diversas opções de estilos de veículos que atendem a necessidades diferentes e específicas. Por isso é importante entender como é a sua rotina e pesar o que vale mais a pena. Procure por sites especializados ou até mesmo canais no YouTube que fazem resenhas dos veículos para ajudar na escolha. 

Logo após escolher o modelo ideal para você, comece a pesquisar preços e concessionárias locais. A Fiat Duna possui lojas em Araranguá, Criciúma, Imbituba e Tubarão e você pode encontrar todas as ofertas em seminovos no nosso site, o que facilita a pesquisa de preços, ofertas e condições especiais. 

2. Peça para ver o Manual do Proprietário

Depois de escolher o carro ideal para você, é hora de visitar a concessionária e dar uma olhada no seu futuro carro seminovo! Para garantir uma boa compra, comece fazendo uma análise do Manual do Proprietário. 

Nele, você não aprende apenas como seu carro funciona. Nas últimas páginas, está o histórico de revisão, algo super importante para entender o passado do veículo. Confira se todas as revisões foram feitas de acordo com os períodos indicados pela montadora do modelo em questão. 

Caso tudo tenha sido feito de forma correta, este é um bom indicador de que você está fazendo a escolha certa. Se as revisões não foram feitas, ou foram feitas mas não seguiram o período indicado, isso pode se tornar um problema no futuro. Fique esperto!

Precisando fazer a revisão do seu carro? Acesse nosso site e agende sem sair de casa a sua revisão na Fiat Duna mais próxima!

3. Analise a mecânica do carro

Mesmo com todas as revisões, é importante analisar a parte mecânica do carro. A melhor forma de fazer isso, é rodando por alguns quilômetros em um test drive. Caso não seja possível, peça para o vendedor ligar o veículo

A partir disso, avalie aspectos como: 

  • Condições do motor: perceba se o motor faz algum barulho anormal, se produz fumaça densa e escura, se há vazamentos de óleo ou algum outro tipo de ruído;
  • Embreagem: verifique a regulagem, se ela está mole ou dura demais, se o carro responde com rapidez; 
  • Alinhamento e balanceamento: analise se o carro roda tranquilo, sem movimentos muito bruscos. 
cliente e mecânico analisando motor

4. Observe a quilometragem 

Para que você faça uma boa compra, outro ponto a ser avaliado é a quilometragem do carro seminovo. Em média, um veículo costuma percorrer entre 10 a 15 mil quilômetros por ano. Sendo assim, compare a idade do veículo escolhido com a quilometragem para saber se ele está dentro ou acima da média.

Além disso, vale ressaltar que quanto mais quilômetros rodados, mais revisões! Então é sempre importante conferir se a quilometragem e a quantidade de revisões são compatíveis, evitando possíveis adulterações. 

E por falar em adulterações, é sempre bom dar uma boa olhada nos pneus e na borracha! Caso eles não tenham sido recentemente trocados, acabam dando uma boa noção do quanto o carro já rodou na estrada. 

5. Verifique a conservação externa do veículo

Em seguida, é hora de verificar a parte externa do carro e a sua conservação. Comece pela pintura! Imperfeições como diferenças na tonalidade e na textura ou desalinhamento de portas, capô e porta-malas deixam claro que o veículo passou por reparos. 

Examine também os vidros para saber se seminovo passou por algum acidente. De acordo com a lei, todos os vidros devem ter o número do chassi. Logo, com uma rápida olhada você vai saber se algum vidro foi trocado. 

cliente analisando lataria do carro

Logo após, dê uma boa olhada no interior do veículo. Perceba como está a qualidade do estofado dos bancos, a conservação do painel, o volante e também se há algum mau cheiro. 

Por fim, se possível, peça para olhar embaixo do carro. O que os olhos não veem, o coração não sente, é verdade. Mas seu bolso pode sentir! Desgaste, ferrugem ou problemas na suspensão podem mostrar se o carro seminovo possui alguma alteração. 

6. Compre com quem vende com garantia e procedência

Depois que você avaliou todos esses ítens, certifique-se de comprar em concessionárias de confiança. Procure por vendedores que entendam do assunto e serão solícitos quanto às suas dúvidas e pedidos. 

Ter um parceiro de confiança na hora de trocar ou comprar seu carro é fundamental. Afinal, um bom relacionamento comercial é essencial seja na hora de conhecer o carro, na negociação ou no pós-vendas. 

Aqui na Fiat Duna, você encontra seu carro seminovo com garantia e procedência de quem já está há mais de 50 anos representando a Fiat no sul do Brasil. Nosso estoque nas cidades de Araranguá, Criciúma, Imbituba e Tubarão possui mais de 200 veículos esperando por você.

Em resumo, na hora de comprar um carro seminovo, comece entendendo qual veículo traz mais benefícios para a sua rotina. Avalie a parte mecânica, interna e externa, além das revisões. E por fim, invista em uma boa concessionária para dar todo o suporte antes e depois das negociações.

Pronto para comprar o seu carro seminovo? Conta para a gente nos comentários!