Como cuidar de um carro seminovo: 5 dicas mantê-lo em dia

A compra de carros seminovos vem crescendo a cada ano no Brasil. Afinal, as facilidades de negociação e as baixas taxas de juro são alguns dos diferenciais que fazem os olhos dos compradores brasileiros brilharem e o bolso agradecer!

Porém, comprar um carro seminovo requer alguns cuidados extras que um carro zero quilômetro não precisaria. Por isso, listamos cinco dicas para você cuidar de um carro seminovo assim que tirá-lo da concessionária, garantindo a sua segurança na estrada.

Continue a leitura para conferir! 

1. Comece por uma revisão 

Antes de mais nada, cuidar de um carro seminovo começa por uma revisão completa do veículo. Mesmo que você tenha tomado todas as precauções na hora da compra e sabe que fez um bom negócio, uma revisão vai dar mais segurança para você dirigir com tranquilidade. 

Aspectos como bom funcionamento do motor, troca de óleo e filtro, líquido de arrefecimento, pneus, freios, amortecedores e sistema óptico são fundamentais para manter o veículo funcionando em perfeito estado, garantindo que ele continue sendo bem cuidado. 

Aqui na Fiat Duna, você pode agendar uma revisão completa do seu seminovo sem sair de casa. É só entrar em contato através do WhatsApp, agendar a melhor data e horários e vir até a loja escolhida para fazer a revisão. Para agendar, acesse o nosso site!

2. Faça uma limpeza completa

Em seguida, faça uma limpeza completa. Afinal, seu novo carro já teve outro dono e apesar de aparentemente parecer limpo e bem conservado, limpeza nunca é demais. Procure uma lavação de sua confiança e dê um dia de rei para o seu carro! 

Dê atenção especial ar-condicionado, que pode acumular fungos, vírus e bactérias, possibilitando maus odores dentro do veículo, além do risco de contaminação e doenças. Um opção é investir em novas tecnologias de higienização veicular como a oxi sanitização, prática que aplica uma carga de ozônio no sistema de ar-condicionado e na cabine para desinfecção total do veículo. 

Além disso, invista também na limpeza do estofado para garantir uma higienização completa do veículo. Feito isso, é só manter a limpeza, evitando acumular lixo dentro de carro e agendando lavações periódicas. 

Seminovo na lavação

3. Deixe a documentação em dia

Comprar um carro seminovo querer um pouco de dedicação com a burocracia da transferência de propriedade do veículo. Afinal, você comprou um carro que já foi de outra pessoa e precisa passar ele para o seu nome. 

De acordo a lei, você tem até 30 dias após a compra para fazer a transferência e essa responsabilidade é totalmente sua. Por isso, assim que finalizar a negociação, tire um tempo para reunir os documentos necessários para o processo e entrar em contato com o antigo proprietário para juntos irem até um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) realizar a troca. 

Aliás, a transferência de propriedade querer que todas os débitos, multas e demais cobranças do veículo em questão estejam quitadas. Dessa forma, o processo auxilia você na hora de deixar o veículo em dia, garantindo que o antigo proprietário pague todas as possíveis dívidas, evitando possíveis surpresas! 

4. Fique por dentro do Manual do Proprietário

Para cuidar de um carro seminovo, é fundamental entender tudo o sobre o veículo e o modelo. Por isso, dê uma boa olhada no Manual do Proprietário para ficar por dentro das informações mais essenciais sobre o seu carro. 

Conforme o Manual, você vai entender mais sobre peças genuínas, equipamentos originais, pneus e o mais importante: quais os prazos indicados pela montadora para a revisão do seu veículo. Então já sabe, o Manual do Proprietário é o seu próximo livro de cabeceira! 

Homem lendo o Manual do Proprietário

5. Confira o calendário de revisão 

Por fim, como já comentamos no item anterior, no Manual do Proprietário você encontra as orientações da montadora sobre o período correto para revisões e manutenções. A partir disso, defina seu calendário de revisões e siga à risca! Afinal, pular uma revisão pode sair barato para o seu bolso naquele momento, mas no futuro pode custar caro. Acredite! 

Afinal, manter as revisões em dia não é apenas uma forma de evitar gastos desnecessários ou não programados, mas também de garantir a sua segurança na estrada. Ela vai garantir o bom funcionamento do seu seminovo, ajudar a identificar possíveis problemas e corrigi-los antes que seja tarde demais. 

Em resumo, cuidar de um carro seminovo requer atenção, disciplina para manter as revisões em dia e um comportamento orientado a prevenção de quaisquer problemas que possam oferecer problemas na estrada! 

E sempre que você precisar agendar aquela revisão programada ou algum serviço de oficina, é só dar aquela passadinha da Fiat Duna. Estamos sempre de portas abertas nas lojas de Araranguá, Criciúma, Imbituba e Tubarão.